CEL 6


       Estas duas fichas complementares de gramática, da autoria da Plátano Editora, podem ajudar a consolidar a matéria sobre pontuação e tipos de frase. Tentem responder corretamente às questões, mas não vejam as soluções! Podem espreitar no fim, está bem?









   Os alunos de 6.º ano devem passar para o caderno as definições gramaticais que se seguem. Estudem-nas bem, pois é importante que as saibam "na ponta da língua"! Na próxima aula vou testar!





   Para treinarem a gramática para o teste de 6.º ano, podem realizar os exercícios que a seguir se apresentam. Depois, consultem as soluções e tirem as vossas conclusões!
   A segunda página desta ficha de trabalho é da autoria da prof.ª Teresa Santos, a quem agradeço desde já por não se importar de partilhá-la connosco.








   Estas duas fichas complementares servem para treinar a matéria gramatical lecionada em sala de aula, mais concretamente os adjetivos e os determinantes. No final de cada uma delas estão as soluções. Não vale espreitar...










   Este quadro-síntese sobre as classes abertas e fechadas de palavras poderá ajudar-vos a memorizar este conteúdo gramatical. Se quiserem, podem até colocar exemplos à frente de cada subclasse, para irem fixando.
   Depois, disponibilizo algumas animações da autoria da Porto Editora que certamente vos irão ajudar a compreender melhor a formação de palavras.














   Estes 3 powerpoints que se seguem abordam as classes dos determinantes, dos pronomes, dos quantificadores, dos advérbios e das preposições. Vejam-nos com atenção, pois a memória visual ajuda nos momentos de avaliação.
   Seguidamente, podem treinar o pronome pessoal, realizando uma ficha de exercícios. Tem  proposta de correção.











   Hoje vamos recordar a classe dos nomes e a classe dos adjetivos. Que tal estudarem por este powerpoint? Podem aproveitar para testarem os vossos conhecimentos sobre a matéria!




   Esta ficha informativa sobre os recursos expressivos tem como objetivo facilitar-vos os estudo, já que resume a informação essencial estudada em aula. Depois, podem realizar os exercícios propostos e testar os vossos conhecimentos.





   Para consolidarem os vossos conhecimentos sobre a classe dos pronomes e a sua conjugação com os verbos, proponho que vejam (ou revejam) esta animação, da autoria da Porto Editora. Depois, devem fazer os exercícios da ficha de trabalho e confirmar as vossas respostas, pois têm as soluções à disposição.








   Podem rever este vídeo sobre a frase ativa e passiva, da autoria da Porto Editora, que explica muito bem esta matéria. Depois, devem realizar os exercícios propostos e, só no final, consultar as soluções.









   Aqui ficam as soluções das fichas gramaticais que servem de revisão para o próximo teste!






   Esta animação, da autoria da Porto Editora, sobre as relações entre palavras ajudar-vos-á a relembrar matéria já dada no ano letivo anterior. Espero também que facilite na realização dos exercícios que levaram para fazer em casa.



   


   Este quadro-síntese sobre as relações entre palavras pode ajudar-vos no estudo desta matéria!




 
   Aqui estão as soluções das fichas de gramática que servem de treino para a prova de amanhã. Boa sorte!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.