quarta-feira, 13 de maio de 2015

CONSELHOS AOS ALUNOS DO 6.º C 
(e de outros 6.º anos) 
QUE VÃO REALIZAR A PROVA FINAL DE PORTUGUÊS



   A prova final de Português de 6.º ano aproxima-se e há que começar a rever toda a matéria! Tendo em conta que já fizemos várias provas de anos anteriores (quem não fez, poderá fazê-las como treino), devem insistir agora na gramática e na produção escrita.


   A nível gramatical, devem rever toda a matéria dada, mas podem insistir em alguns assuntos que, quase todos os anos, são testadas nas provas finais:

   - Frase ativa e passiva;
   - Funções sintáticas;
   - Formação de palavras;
   - Relações entre palavras;
   - Pronominalização;
   - Frase simples e complexa;
   - Discurso direto e indireto.

   Assim, que tal resolver os exercícios propostos na vossa sebenta de "Gramática" sobre estes e outros assuntos onde sintam mais dificuldades?

   Quanto à produção escrita, devem rever sobretudo os seguintes tipos de textos:

   - Carta;
   - Notícia;
   - Texto de opinião;
   - Diário;
   - Descrição;
   - Texto narrativo.

   Consultem a vossa sebenta "Oficina da escrita", leiam novamente as fichas informativas e escrevam novos textos! Só treinando, chegarão à perfeição! Não se esqueçam da ficha dos conectores e das palavras bonitas que fomos aprendendo ao longo do ano (assaz; apraz; indubitavelmente; etc., etc.)!

  Para terminar, aconselho que revejam também as fichas informativas, ou os apontamentos no caderno, sobre o texto narrativo, o texto dramático, o texto poético e os recursos expressivos.

  Explorem o blogue, revendo animações, fazendo exercícios e relendo fichas informativas! Inclusivamente, consultem as páginas dos outros anos e vejam o que vos serve!

   Façam resumos do mais importante, apontem as vossas dúvidas e esclareçam-nas com o professor da disciplina, sem vergonhas!


   ATENÇÃO: as matérias acima destacadas não devem ser as únicas a fazer parte do vosso plano de estudo. Devem rever tudo o que foi dado ao longo do ano!





Bom estudo e bom trabalho!






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.