6.º ano

  
   Para treinarem a leitura, aqui fica o texto "Férias no campo", de Rosa Lobato de Faria, para quem ainda não tem o manual. Devem ler em voz alta e repetir as palavras "difíceis" várias vezes, até conseguirem lê-las sem se atrapalharem! Boa leitura!







     Devem registar os dados pedidos sobre Ondjaki no caderno. Não se esqueçam de registar também os países de língua oficial portuguesa.






   Os alunos de 6.º ano que estiveram a estudar a obra Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, numa adaptação de John Lang, já podem consultar as respostas ao guião de leitura incluído no Caderno de Educação Literária.





   Como a tarefa de expressão oral deste período tem por base um conto dos irmãos Grimm, aqui fica uma pequena biografia dos autores e algumas sugestões de textos a trabalhar.






   A propósito do estudo de contos dos irmãos Grimm, fomos revendo algumas categorias da narrativa. Na ficha informativa que se segue, podem encontrá-las explicadas de forma clara e acessível. O objetivo é que compreendam esta matéria e que não restem dúvidas para o próximo teste.





 
    Hoje, estivemos a estudar mais detalhadamente as lendas e, no final da aula, registámos as características deste tipo de texto e também dos contos tradicionais. Quem faltou à aula, pode consultar essa informação na ficha que a seguir se publica.





   
   Para os alunos que hoje não estiveram presentes na aula, aqui ficam as soluções da ficha de trabalho que analisamos. A obra intitula-se Ulisses e é da autoria de Mª Alberta Menéres. Não se esqueçam de copiar tudo com cuidado e atenção!





 
   Aqui fica um pequeno resumo das aventuras e desventuras do herói grego, retratado na obra Ulisses, de Mª Alberta Menéres.






   Disponibilizo duas fichas sobre a obra Ulisses, de Mª Alberta Menéres: uma aplica as categorias da narrativa ao texto estudado, outra destaca alguns recursos expressivos utilizados pela escritora. Espero que ajude...

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Enviar um comentário