9.º ano

  
   Em primeiro lugar, aqui fica o powerpoint que projetei em sala de aula, sobre Mª Judite de Carvalho, a propósito do estudo da crónica "História sem palavras".





   Esta é a correção da ficha de trabalho sobre a crónica "Elogia do subúrbio", de António Lobo Antunes.





   A propósito da crónica anterior, disponibilizo o powerpoint que projetei em sala de aula, sobre o escritor António Lobo Antunes.






   Os alunos que não puderam assistir à aula de hoje, podem manter-se atualizados consultando o documento abaixo. Está concluída a análise do conto "A galinha", de Vergílio Ferreira.




 


   Este PowerPoint destaca algumas das características de Vergílio Ferreira que são comuns ao conto "A galinha" e a outros contos por ele escritos.








   Esta ficha informativa sobre o texto narrativo poderá ajudar numa fase de estudo.






   Esta ficha de revisões é da autoria da prof.ª Eugénia Soares, a quem agradeço a generosidade por não se importar de partilhá-la com todos nós. Tem proposta de correção e será um bom treino para a ficha de avaliação que se aproxima!





   Os alunos de 9.º ano devem rever o vídeo "Guião para dramatização ou filme", da autoria da Porto Editora, e passar para o caderno a síntese apresentada.






   Aqui estão as respostas do guião de leitura sobre o conto "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector. Podem passá-las para o caderno ou imprimir o guião. Quem quiser relembrar a história, pode assistir ao vídeo que a seguir se publica.










   Esta sugestão de apreciação crítica ao conto "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector, deve ser passada para o caderno, pelos alunos de 9.º ano. Enquanto realizam esta tarefa, podem ouvir a música "Clarice", de Caetano Veloso, que a seguir partilho convosco!










   Para quem se encontra a estudar a obra de Gabriel García Márquez, penso que pode ajudar este powerpoint sobre a sua vida e a sua obra.






   Aqui fica uma proposta de correção para a ficha de trabalho sobre o conto "Um dia destes", de Gabriel Garcia Marquez.







   Mais uma ficha de compreensão escrita, para ajudar na interpretação de texto informativo.






    Este PPT sobre as características da poesia resume o principal relativamente a este tipo de texto.







     Podem consultar a análise temática e formal do poema "Aquela nuvem parece um cavalo", de José Gomes Ferreira neste PowerPoint.



 



     Podem rever o vídeo sobre a vida e a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, para responderem com maior correção às questões do manual, Diálogos 9, da Porto Editora.






   
     O poema "Escrever", de Irene Lisboa, foi hoje analisado em sala de aula. Este PowerPoint resume os aspetos principais, a nível temático e formal.






     Aqui fica um resumo da análise temática e formal do poema "Se estou só, quero não 'star", de Fernando Pessoa.






   Este powerpoint sobre a "Proposição", de Os Lusíadas, de Luís de Camões, resume as ideias principais sobre a mesma. Espero que ajude a clarificar a análise desta parte introdutória da epopeia camoniana.






   Esta ficha de trabalho contém a correção das perguntas do manual sobre a "Proposição", de Os Lusíadas de Camões. Depois, logo a seguir, encontra-se uma ficha informativa sobre os aspetos teóricos desta epopeia.











   Hoje publico várias fichas que servirão para reforçar a importância de alguns aspetos a reter sobre Os Lusíadas e que serão objeto de avaliação na próxima PGE. Apenas existe uma ficha sobre mitologia, de carácter mais lúdico, que podem realizar num momento de pausa do vosso estudo. Espero que ajude!












   Aqui está um resumo do episódio "Consílio dos deuses", de Os Lusíadas, de Camões. Espero que ajude a organizar ideias e que facilite o vosso estudo!






   Podem consultar também a correção da ficha de trabalho do manual, sobre o episódio mitológico "Consílio dos deuses no Olimpo", de Os Lusíadas.








2- ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA OS ALUNOS DO 9.º A (19-3-2020)


  • Ler o documento “A história de Camões”, pois resume o que se passa desde o último episódio estudado (“Consílio dos deuses” – Canto I) até ao próximo episódio a analisar (“Inês de Castro” – Canto III);
  • Ver o vídeo da Escola Virtual, sobre “Inês de Castro”.











3- ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA OS ALUNOS DO 9.º A (23-3-2020)


  • Ler o resumo “Estrofe a estrofe” e passar o mais importante para as fotocópias/ livros (págs. 182 a 186), utilizando as cores diferentes, tal como fazemos na aula. À medida que fores passando os apontamentos, fá-lo com muita atenção, para perceberes se tens dúvidas ou não;
  • Imprimir/descarregar os documentos “Inês de Castro” e “A verdade histórica em Inês de Castro” e lê-los com muita atenção.







     A próxima ficha resume as ideias principais a reter sobre o episódio "Inês de Castro", situado no canto III de Os Lusíadas, de Camões.
    Logo a seguir, publico uma outra ficha que, para além de estabelecer uma comparação entre a verdade histórica e a versão camoniana, destaca algumas das características da tragédia clássica e que podemos encontrar neste episódio lírico.
    Imprime ou descarrega os próximos dois documentos e lê-os com atenção, pois são muito importantes! Se houver dúvidas, já sabes o que fazer,












4 - ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA OS ALUNOS DO 9.º A (25-3-2020)


  • Realizar a ficha de trabalho sobre o episódio de “Inês de Castro” proposta pelo manual, no caderno, de forma completa, das páginas 186 a 188 (não fazer a “Oralidade”) e a pág. 189;

  • Corrigir o que fizeram a partir das soluções publicadas.






TPC de férias:


  • Copiar para o caderno, de forma completa e correta, a correção do último teste e que se encontra no final do documento que a seguir se publica. 






   Para irem treinando para a prova final, proponho que escrevam um texto contra-argumentativo, tendo por base o episódio "Inês de Castro", de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Não se esqueçam de utilizar os conectores.






   Vejam com atenção este vídeo, da Porto Editora, e que resume o episódio "Despedidas em Belém", para que possam compreender melhor este episódio.







   A correção da ficha de trabalho sobre o episódio "Despedidas em Belém", de Os Lusíadas, pode ser consultada no documento que a seguir publico. Depois, também está disponível para imprimir um resumo sobre o mesmo episódio, de forma a facilitar o estudo para a prova final de junho. Espero que vos ajude!








   Publico um modelo de texto contra-argumentativo sobre o episódio de Inês de Castro, para que os meus alunos de 9.º ano o possam copiar para o caderno. A tarefa foi pedida como trabalho de férias da Páscoa.
   Logo de seguida, podem consultar e imprimir o resumo do "Adamastor", de Os Lusíadas. Espero que ajude no vosso estudo.








   Está disponível a correção da ficha de trabalho sobre o episódio "Adamastor", de Os Lusíadas, de Luís de Camões. Devem lê-la com atenção e acrescentar o que vos faltar.





   Vejam com atenção este vídeo da Escola Virtual sobre o episódio "Adamastor" de Os Lusíadas, para que possam compreender melhor a história que nos é contada.









   Vejam com atenção esta declamação do poema "O Mostrengo", de Fernando Pessoa e façam a tarefa que vos foi solicitada.
     Logo a seguir, podem consultar as soluções da análise do poema em questão.







     Aqui está o documento "Soluções do Mostrengo".







      Vê com atenção o vídeo sobre o episódio "Tempestade", de Os Lusíadas.
   Depois, podes guardar ou imprimir o resumo do mesmo episódio, para que possas tirar os apontamentos para o livro ou para as fotocópias.











  
   Aqui estão as soluções da ficha de trabalho sobre o episódio "Tempestade", de Os Lusíadas.







   Agora, vê o vídeo da Escola Virtual sobre o episódio "A Ilha dos Amores - preparativos".








   Agora, descarrega o resumo deste episódio, para que possas fazer os teus apontamentos junto às estrofes.








   Os alunos de 9.º ano já podem corrigir a ficha de trabalho sobre o episódio "A Ilha dos Amores - preparativos", de Os Lusíadas.








   Aqui está mais uma correção, desta vez sobre o episódio "A Ilha dos Amores - a aventura de Lionardo", de Os Lusíadas, de Camões.
   Logo a seguir, publico o resumo do mesmo episódio para estudo.









     Esta animação da Escola Virtual vai ajudar-te a compreender melhor o último episódio de Os Lusíadas, de Luís de Camões. Logo a seguir, publico o resumo deste episódio, para facilitar o estudo do mesmo.
















   Este quadro-síntese "fecha" o estudo da epopeia camoniana. Uma vez que resume o mais importante de cada canto de Os Lusíadas, será um documento a imprimir ou a guardar para o estudo da prova final.






  Ainda encontrei este document o sobre os aspetos teóricos de Os Lusíadas, de Camões, que penso que pode ajudar-vos no estudo para a prova final.







     Quem quiser consultar as soluções do questionário realizado na passada semana, sobre Os Lusíadas, de Camões, pode fazê-lo, abrindo o documento que abaixo se publica.














  

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.