CEL 7

   Os alunos que hoje faltaram à aula de Português já podem corrigir os exercícios do Caderno de Atividades (págs. 13 a 15), sobre a classe dos nomes.







3 - ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA OS ALUNOS DOS 7.º A, 7.º B e 7.º C (23-3-2020)


  • Ver o vídeo sobre os nomes e realizar a ficha proposta (se quiserem, podem imprimir ou então fazem as respostas no caderno);
  • Consultar as soluções e corrigir o que estiver incompleto ou errado;
  • Ver os vídeos sobre os adjetivos e realizar as fichas propostas (se quiserem, podem imprimir ou então fazem as respostas no caderno);
  • Consultar as soluções e corrigir o que estiver incompleto ou errado.



     Este é o vídeo da Porto Editora que explica a matéria mais importante sobre a classe dos nomes. Já sabem que não precisam de saber a distinção entre nomes contáveis e não contáveis, mas como é muito fácil e até falámos disso em sala de aula podem fazer os exercícios na mesma que aparecem na ficha que a seguir se publica.







     Proponho que realizem estes exercícios sobre os nomes. As soluções podem ser consultadas no documento seguinte. Nada de espreitar as soluções antes de fazer os exercícios.






      Ora aqui ficam as soluções da ficha anterior.







     Agora vè estes vídeos sobre os adjetivos, com atenção. Depois, realiza a ficha de trabalho que te é proposta. Se aparecerem exercícios sobre os adjetivos relacionais não precisas de os fazer, pois eles não fazem parte das aprendizagens essenciais. No final da ficha podes encontrar as soluções que só deves consultar depois de teres acabado o teu trabalho! Sê honesto, não adianta copiares, pois assim nunca aprenderás, OK?










   Esta ficha de revisões sobre o adjetivo tem proposta de correção no final e tem como objetivo treinar esta classe gramatical 





Por hoje, para aqui! Até breve!





   Como distinguir determinantes de pronomes? Espero que este PowerPoint vos ajude.








   Estes dois vídeos sobre a classe dos determinantes, da autoria da Porto Editora e que servem de complemento ao manual adotado (Para)textos 7, também podem ajudar a compreender melhor esta classe de palavras,












   Agora é a vez de saber mais sobre os  pronomes, com mais uma animação da Porto Editora!







   Esta ficha gramatical aborda os determinantes e os pronomes e apresenta uma proposta de correção.







   Os alunos de 7.º ano devem copiar para o caderno a informação do powerpoint que se segue. Nele, tentei definir de uma forma acessível o que é a conjugação pronominal e mostrar a diferença entre a conjugação pronominal reflexa e a recíproca. Podem fazer os exercícios propostos e comparar com as soluções apresentadas. Espero que ajude!





   Estas fichas de gramática sobre os advérbios, a pronominalização, as subclasse do verbo e as funções sintáticas básicas permitir-vos-ão treinar a matéria para o próximo teste.














4 - ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA OS ALUNOS DOS 7.º A, 7.º B e 7.º C (25-3-2020)


  • Visualizar o vídeo sobre a preposição;







  • Visualizar o PowerPoint sobre a preposição e copiá-lo para o caderno;





  •  Realizar a ficha proposta (se quiserem, podem imprimir ou então fazem as respostas no caderno) – ATENÇÃO: HÁ UMA PARTE DA MATÉRIA NESTA FICHA QUE DEVEM COPIAR PARA O CADERNO, MESMO QUE DECIDAM IMPRIMI-LA;






  • Consultar as soluções (que estão no documento anterior) e corrigir o que estiver incompleto ou errado.


TPC de férias:


  • Copiar para o caderno, de forma completa, correta e a caneta, a correção do último teste e que se encontra no final do documento que a seguir se publica. Os que, por um motivo ou outro, não realizaram o teste, copiam a correção da turma a que pertencem (à exceção da Beatriz N. do 7.º B que deve copiar a correção do teste do 7.º A);

  • Relembro que as vossas avaliações deste último teste estão disponíveis na página inicial do blogue. Basta saberem o número do vosso processo de aluno;

  • ATENÇÃO: o 7.º C, que não realizou o 2.º teste, escolhe um dos dois que a seguir se publicam, faz as repostas a lápis no caderno, como se fosse uma ficha de trabalho, e depois copia a caneta as soluções (nada de batotices!);








  • Ler o livro referente à peça de teatro a que foram assistir, “Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira, disponível em PDF e que a seguir publico (quem tiver em casa o livro, ainda melhor!);







  • Realizar o questionário de escolha múltipla (podem fazer no caderno) sobre o livro que leram (as soluções só serão publicadas no início do 3.º período).






   Aqui ficam as páginas 21 a 25 do Caderno de Atividades, para que possam realizar os exercícios sobre os verbos.







 
   Ora aqui está o vídeo da Escola Virtual sobre a classe dos advérbios. Vejam-no com muita atenção, para poderem realizar com correção os exercícios do Caderno de Atividades. As páginas dos exercícios estão publicadas logo a seguir ao védeo.











    Consultem as soluções sobre os exercícios dos advérbios do CA e corrijam aquilo que têm incompleto ou errado. 
     Logo a seguir descarreguem a grelha da conjugação verbal, para verem como devem fazer no caderno a conjugação do verbo que se pediu. 














         Vê com atenção o vídeo sobre aa diferenças entre uma frase ativa e uma frase passiva. Depois, consulta o PPT que se encontra publicado a seguir e copia todos os slides para o teu caderno.









     Este é o PowerPoint  sobre a ativa e a passiva cujos slides devem copiar para o caderno.







 
 
     Aqui está a página do Caderno de Atividades que precisam para realizarem os exercícios.







     Aqui ficam alguns vídeos da Porto Editora sobre eecursos expressivos e, logo depois, têm duas animações sobre relações entre palavras.




























Relações entre palavras








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.