CEL 8

   Esta ficha de trabalho sobre a frase ativa e passiva pode ajudar quem está a rever esta matéria. Bom trabalho!






   Especialmente para os alunos de 8.º ano, aqui ficam os vídeos que passei às minhas turmas sobre as classes do nome, do adjetivo, do advérbio e do verbo. Servem de apoio ao manual (Para)Textos 8, da Porto Editora.
   Espero que vos ajude a estudar a gramática!















   

   Está na hora de saberem os graus dos adjetivos e as formas eruditas de cor! Aqui fica uma pequena ajuda!





   Aqui fica mais uma ficha de trabalho sobre a frase ativa e a frase passiva. Serviu de preparação para o primeiro teste de 8.º ano, que se aproxima a passos largos.
   A seguir, podem consultar as soluções. Espero que vos ajude!








   Hoje, partilho convosco mais uns recursos da autoria da Porto Editora e que servem de apoio ao manual (Para)Textos 8. Penso que são interessantes, uma vez que motivam ao estudo da gramática e podem facilitar a compreensão de algo que deixa sempre os alunos de "cabelos em pé"
   Em primeiro lugar, podem ver o powerpoint sobre as classes fechadas de palavras; depois, assistam aos vídeos sobre os pronomes, determinantes, quantificadores, preposições e conjunções.

















    A propósito de classes fechadas de palavras, aqui fica uma ficha informativa e de trabalho sobre as conjunções.






   Esta semana devem rever a matéria já dada, mais concretamente as relações semânticas entre palavras. Aqui fica uma ficha onde se incluem alguns exercícios sobre a holonímia/meronímia e hiperonímia/hiponímia.






   Esta ficha de gramática serve de revisões para o teste de sexta-feira. Consultem a proposta de correção.
     Já repararam na ficha  que está publicada antes desta? Acho que também vos pode ajudar...








   Sempre a pensar nos meus alunos de 8.º ano, uma vez que não quero que vos falte nada, aqui fica mais uma ficha de trabalho sobre a frase ativa/passiva, à mistura com particípio passado. Aproveitem para consolidar os vossos conhecimentos sobre esta matéria e para tirar dúvidas que ainda possam existir nessas cabecinhas!





   Aqui está a correção da ficha anterior. Verifiquem se realizaram os exercícios corretamente e alterem o que erraram. Apontem as vossas dúvidas, caso as tenham.






   Espero que estas animações, da autoria da Porto Editora, vos ajudem a estudar e a memorizar a gramática, mais concretamente os modos verbais e a ativa/passiva.














   Hoje, começámos a analisar este powerpoint sobre "Variedade linguística e registos de língua". Os alunos devem passar o conteúdo dos slides para o caderno, para que a informação fique registada.
   ATENÇÂO: só devem passar até ao slide analisado em sala de aula e não mais do que isso! O restante ficará para depois,







   Os alunos de 8.º ano podem rever a matéria sobre o pronome pessoal em adjacência verbal,  visualizando este powerpoint da autoria da Porto Editora. 
   Logo a seguir, podem realizar os exercícios propostos na ficha de trabalho sobre esta matéria. Tem proposta de correção.









   Para "arrumarem" ideias, deixo-vos o powerpoint de apoio ao nosso manual sobre formação de palavras. Logo a seguir, podem fazer a ficha com exercícios sobre esta matéria e também uma outra que aborda vários assuntos gramaticais. Ambas têm propostas de correção. Espero que ajude no estudo!










   Mais uma vez, com a ajuda dos recursos do manual adotado da Porto Editora, podem animar o vosso estudo sobre alguns temas gramaticais. É o caso da derivação e dos processos irregulares de formação de palavras. Espero que ajude!













   Com a ajuda dos recursos do manual adotado da Porto Editora, podem animar o vosso estudo sobre alguns temas gramaticais. Desta vez, podem rever os vídeos sobre funções sintáticas












   Os alunos de 8.º ano podem treinar as funções sintáticas para o teste, realizando esta ficha de trabalho. Tem proposta de correção.






   Estas animações sobre coordenação e subordinação servem de suporte ao manual adotado da Porto Editora e podem ajudar-vos a compreender melhor esta matéria. Depois, podem realizar mais uma ficha de trabalho sobre funções sintáticas. Tem proposta de correção. Espero que ajude no vosso estudo!













   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.