7.º ano


   Aqui fica, sobretudo para os alunos que faltaram à aula, a correção da ficha de trabalho sobre a notícia analisada em sala de aula.





   Para os alunos que não tiveram tempo ou oportunidade de corrigirem todas as perguntas da ficha de trabalho sobre a reportagem, aqui fica a correção completa.






   Esta ficha de treino sobre a banda desenhada e a publicidade possibilita aos alunos fazerem uma revisão sobre estas matérias lecionadas, recentemente, em sala de aula. Tem proposta de correção.






     Aqui estão as soluções da ficha de trabalho sobre a publicidade e que se encontra no manual adotado (Para)textos, da Porto Editora. Publico também um pequeno vídeo das autoras do manual, para melhor compreensão deste tipo de texto.









     Estamos a estudar vários textos do património tradicional popular, por isso nada melhor do que ver esta animação da Porto Editora sobre o conto tradicional, para ajudar a compreender melhor as suas características.








   Os alunos do 7.º ano devem copiar, sem erros, para o caderno, esta breve biografia de Miguel Torga.






ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA OS ALUNOS DOS 7.º A, 7.º B e 7.º C



  • Ler as páginas 108 e 109 do manual, dando especial atenção à parte da AÇÃO;
  • Ver os vídeos sobre esta matéria, que a seguir se publicam;







  • Resolver, no caderno, de forma completa, os exercícios em falta da página 175 do manual, sobre o conto estudado (nada de fazer batota, só devem consultar as soluções no final!);
  • Consultar a correção proposta apresentada no documento seguinte e alterar, se necessário, as respostas que deram;

    "Avó e neto contra vento e areia", de Teolinda Gersão.



  • Ver o PowerPoint sobre a interjeição e copiá-lo para o caderno;




  • Realizar, no caderno, os exercícios da página 176 do manual;
  • Consultar as soluções do documento que está publicado a seguir e alterar o necessário;




  • Realizar o exercício de escrita proposto nessa página.

     Para já, é isto! Vão consultando o blogue e o e-mail institucional. Em caso de dúvida, já sabem: escrevam-me!





   Meus amigos, aqui estão os documentos que vos fazem falta para a segunda tarefa proposta: a correção da ficha de trabalho sobre o conto "Havia muito sol do outro lado" e a ficha sobre o particípio passado. Ora, vamos recapitular as vossas tarefas:

  • Ler o conto “Havia muito sol do outro lado” (págs. 160 e 161 do manual);
  • Realizar, de forma completa e no caderno, a ficha de trabalho proposta nas págs. 161 e 162;
  • Ler as soluções publicadas no documento seguinte e alterar o que estiver incompleto ou errado;





  • Copiar o documento “Particípio passado” para o caderno e fazer os exercícios propostos, copiando as frases de forma completa;
  • Consultar as soluções apresentadas no final do documento e corrigir o que for necessário.







     Agora, para aqui! Segunda-feira haverá mais atividades! Bom fim de semana, dentro do possível. Se houver dúvidas, já sabem o que fazer.








   Aqui fica uma proposta de texto biográfico sobre Sebastião da Gama e a análise do seu poema "O papagaio".






   Os alunos que precisarem podem imprimir as correções das fichas de trabalho sobre a análise dos poemas "Urgentemente", de Eugénio de Andrade, e "Não posso adiar o amor", de António Ramos Rosa.








   Aqui está a correção da ficha de trabalho sobre o poema " O vagabundo do mar", de Manuel da Fonseca. Agora, é só passar para o caderno!






     Aqui fica um PowerPoint sobre como redigir uma entrevista. São sugestões para ajudar os alunos de 7.º ano a escreverem este tipo de texto não literário.







   Esta é o trabalho de expressão oral que foi proposto aos alunos, este período. Tem algumas regras e sugestões que podem tornar a apresentação oral mais correta e, assim, permitir aos alunos obterem melhores resultados. Como começar? Como terminar? 








   Para facilitar o estudo, aqui está uma animação sobre a carta pessoal, da autoria da Porto Editora, e que faz parte do conjunto de recursos do manual adotado.







   Este PowerPoint pode ajudar-vos a estudar, pois sistematiza as características dos contos tradicionais.






     Devem ver com atenção este vídeo, da Porto Editora, sobre como escrever um texto de opinião, para que depois possam realizar com mais facilidade aquilo que vos foi pedido para esta semmana.






   
   Estes vídeos sobre o texto dramático ajudar-te-ão a compreender melhor esta matéria. São da autoria da Porto Editora e também estão disponíveis na Escola Virtual.























     Descarreguem esta ficha de trabalho 2 sobre a peça de teatro "Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira, e respondam de forma completa, no caderno, às questões que vos são colocadas.








     Aqui ficam as soluções da ficha de trabalho anterior sobre Leandro, Rei da Helíria. Corrijam o que tiverem incompleto ou errado.







     Para que possas compreender melhor o texto poético, vê os seguintes vídeos da Escola Virtual, sobre os aspetos formais da poesia.




















   Aqui ficam os poemas!


   "Poema do fecho éclair", de António Gedeão






"Bucólica" e "Segredo", de Miguel Torga




     Aqui estão os vídeos da Escola Virtual sobre a descrição. Depois, leiam o texto da vossa colega, para se inspirarem e fazerem a vossa própria descrição. 



     






  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.