Esta página pretende facilitar a produção escrita de algumas tipologias textuais. Por isso, publico fichas informativas e exemplos produzidos, maioritariamente, pelos meus alunos. Espero que vos seja útil.
A autora desta carta formal é a Margarida Basto. Parabéns, está fantástica!
A autora desta excelente crónica é a M.ª Beatriz Lourenço.
Aqui fica a crítica-modelo ao espetáculo levado a cena pela companhia de teatro EDUCA.
Partilho convosco o meu grande orgulho: os vencedores, na modalidade de crítica, do concurso nacional "Uma aventura literária 2016"! Parabéns ao Marco Acúrcio, à Beatriz Silvestre e à Salomé Nunes, as minhas estrelinhas!
Esta ficha ajudará quem necessita de "inspiração" para elaborar descrições ou retratos, já que fornece um número considerável de adjetivos que podem ser aproveitados para um trabalho escrito.
Este retrato foi escrito pela Catarina Delgado. Está excelente!
Seguem-se dois exemplos de descrição de paisagens: um é da autoria da Sofia Agostinho, o outro foi escrito pela Irina Gonçalves. Estão ambas de parabéns!
A Sofia Alves escreveu esta descrição do seu quarto. Muito bem!
Espreitem esta biografia de Tintim, da autoria da Fernanda Cordeiro! Fantástica!
Estas quatro entrevistas fictícias que se seguem são da autoria de alunos do 7.º ano. Parabéns a todos pelo empenho!
Este documento que a seguir se publica pretende resumir quais as principais características da entrevista, desde a sua definição, estrutura, preparação e erros a evitar na elaboração do questionário.
Segue-se o texto de opinião.
Um exemplo de texto de opinião sobre um tema controverso...
A partir do verso "Com mãos tudo se faz e se desfaz", de Manuel Alegre, o João Bernardino escreveu este texto de opinião.
Seguem-se alguns exemplos de textos expositivos produzidos por alunos meus do 8.º ano. Ora espreitem!
Aqui fica um exemplo de uma notícia criada a partir da leitura da obra Sexta-feira ou a vida selvagem, de Michel Tournier.
Esta ficha sobre conectores poder-vos-á ajudar na fase da textualização.
Este excelente powerpoint foi elaborado por uma ex-aluna e serve de exemplo a todos os colegas que queiram fazer um ótimo trabalho de Leitura Recreativa!
A forma como comunicamos oralmente diz muito sobre a educação e sobre a personalidade de cada falante. Para além de características próprias, há princípios reguladores da fala espontânea e da fala preparada. Os princípios da relevância, da cooperação e da cortesia devem estar sempre presentes na nossa comunicação oral.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.