8.º ano


   Esta é a correção da ficha de trabalho sobre o texto "Via Láctea". Quem faltou à última aula já pode copiar o que lhe faltar para o caderno.







   Esta é a minha proposta de correção à atividade sugerida pelo manual (Para)textos 8, da Porto Editora: redigir uma conclusão para o verbete de enciclopédia sobre Galileu Galilei.





   

   Depois da leitura e análise de uma entrevista, nada melhor do que registar no caderno as principais características deste tipo de texto jornalístico.






   Hoje, estudámos as principais características e estrutura do texto publicitário. Está na hora registar no caderno os aspetos mais importantes, para mais tarde estudarem!
   O documento que a seguir se apresenta serve de apoio ao manual adotado, (Para)textos 8, da Porto Editora, e é da responsabilidade das autoras deste projeto.






   A proposta de correção da ficha de trabalho sobre o texto de opinião intitulado "Telecomanda-te" está disponível para consulta no documento que a seguir se publica.






   Os alunos que faltaram à aula já podem consultar as soluções da ficha de trabalho sobre o texto "Bom dia!", de J.R.R. Tolkien. Primeiramente, devem ler o texto com atenção e só depois passar as respostas para o caderno. Se preferirem, podem imprimir o documento e arquivá-lo no caderno.

    Mas ainda antes disso, que tal verem um pequeno excerto do filme sobre os hobbits? É ele que vos permite responder às questões de pré-leitura.











   Aqui ficam as soluções da Educação Literária sobre os textos do manual. As mesmas são da responsabilidade das autoras do (Pata)Textos 8.









   Para os alunos de 8.º ano que não assistiram à correção da ficha de trabalho sobre o texto "Raízes", de Mia Couto, aqui ficam as soluções. Agora devem rever o que fizeram e acrescentar ou modificar a informação que vos faltar ou estiver errada. Bom trabalho!





   Os alunos de 8.º ano já podem conferir as respostas da ficha de trabalho sobre o texto "Um casal de relógios", de Miguel Torga.
   Depois, podem relembrar as características das memórias e do diário revendo os vídeos, da autoria da Porto Editora.
   Consultem a página "Modelos e técnicas de escrita" onde podem encontrar fichas informativas e exemplos de diários.


 












   Os alunos de 8.º ano podem consultar com mais atenção a correção da ficha de trabalho sobre o conto "Assobiando à vontade", de Mário Dionísio, estudado em aula. 






   Os alunos que não tiveram oportunidade de corrigir a ficha de trabalho sobre o soneto "Amor é um fogo que arde sem se ver", de Luís de Camões, já podem consultar as soluções.





      Esta carta de amor a Camões, para além de estar repleta de humor, fornece alguns dados importantes sobre a vida e obra do poeta. Espero que gostem, pois poderá ser-vos útil para o próximo teste.






   A análise do poema "De tarde", de Cesário Verde, já pode ser consultada. Completem as vossa respostas, acrescentando a informação que vos faltar.






   Os alunos de 8.º ano que hoje faltaram à aula já podem consultar as soluções da ficha de trabalho intitulada "Eneias desce aos Infernos" (Paratextos 8).





   Como terminámos o estudo do conto "A inaudita guerra de Avenida Gago Coutinho", de Mário de Carvalho, publico um powerpoint com algumas informações sobre as categorias da narrativa a ele aplicadas.











Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.