Gramática 9

  
   O 9.º ano requer muito trabalho e avizinham-se tempos difíceis! Contudo, começámos as aulas com este jogo de revisões cujas soluções aqui se apresentam.





   A minha turma preferida de 9.º ano pediu e então aqui fica uma ficha informativa sobre o Plural dos Nomes e Adjetivos Compostos! Assim, todos podem fazer o TPC.






    Este powerpoint sobre as Subclasses dos Verbos ajudar-vos-á a rever esta matéria já lecionada no ano anterior.






    Para os alunos aplicados, aqui está mais uma ficha de trabalho sobre a Conjugação Perifrástica. Agora é só praticar! Esclareço dúvidas, se as houver!







    Espero que ajude esta ficha informativa sobre as Formas Eruditas dos Adjetivos. Querem memorizar?






    Esta ficha informativa sobre a pronominalização pode ajudar-vos a fixar as regras. Aproveitem para verificar se compreenderam a matéria, realizando a atividade proposta. Em caso de dúvida, perguntem!






    Os alunos de 9.º ano podem rever e estudar a matéria sobre as subclasses do verbo, realizando os exercícios propostos nesta ficha de trabalho.






   Já podem consultar a correção das fichas de trabalho sobre Preposições e Formação de palavras. Confirmem se aquilo que fizeram está correto!



  


   Está na hora de começarem a organizar os vossos resumos sobre aspetos do Funcionamento da Língua! Uma das matérias a estudar para o teste intermédio é esta: Relações entre Palavras.
     Depois da teoria, podem fazer os exercícios e assim constatarem quais as vossas dificuldades! Apontem as dúvidas que têm e tragam-nas para a sala de aula!





   Esta ficha informativa e de trabalho sobre Tipos de Discurso permitir-vos-á rever esta matéria de Funcionamento da Língua. Ao realizarem os exercícios, verifiquem se ainda há dúvidas.






   Os alunos de 9.º ano já podem fazer o TPC, mas primeiro devem ler, com atenção, esta ficha informativa sobre Compostos Eruditos. Bom trabalho!





   Aqui está a correção da ficha de trabalho sobre Compostos Eruditos. Confirmem, por favor, as vossas respostas!





   Quem já não sabe das soluções do Caderno de Exercícios pode consultar estas que aqui publico. Dizem apenas respeito à ficha de trabalho sobre Divisão e Classificação de Orações. Vejam com atenção o que fizeram, comparem e, em caso de necessidade, alterem o que erraram. Bom trabalho!







   Publico mais uma ficha de trabalho, desta vez sobre Divisão e Classificação de Orações, para que possam praticar e descobrir quais as dificuldades que ainda sentem. Dúvidas?







   A pedido de alguns alunos de 9.º ano, aqui fica mais uma ficha de trabalho sobre Divisão e Classificação de Orações. Espero que ajude!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.